Projeto Tricicletas Cabulosas

Sabe-se que no Distrito Federal, no Brasil e no mundo existem milhares de pessoas com dificuldade de locomoção. Elas andam de cadeira de rodas, com muletas ou usam aparelhos ortopédicos.Elas querem desfrutar de tudo ,assim como uma pessoa "normal” : passear, ir ao cinema ou andar de bicicleta. Foi pensando nessa última opção que este projeto foi desenvolvido.
Não existia no mercado bicicletas para essas pessoas, obrigando-as a se locomover de alguma maneira através da cadeira de rodas. Percebeu-se que a imagem da cadeira estava estigmatizada e fazia com que o usuário tivesse sua auto estima diminuída.
A Tricicleta Cabulosa permite que a pessoa pedale, vire e freie apenas com o movimento dos braços, pernas ou ambos, ideal para pessoas com necessidades especiais,tais como: paraplegia, paralisia ou para amputados.
Com a possibilidade de pedalar com um dos possíveis membros(inferiores ou superiores), os jovens que já foram atendidos através deste projeto viram que é possível,e muito menos desgastante, dirigir-se a uma localidade mais distante, o que antes parecia em determinados casos até impossível.
Essa tricicleta proporcionou liberdade e independência para os usuários.
Objetivo do projeto:
Melhorar a qualidade de vida e a auto estima dos portadores de necessidades especiais.
Meta do projeto:
Na primeira parte do projeto a idéia é fornecer uma tricicleta para cada aluno com dificuldade de locomoção da rede pública de ensino do Distrito Federal e Entorno, totalmente adaptada a sua deficiência e sem qualquer custo para o mesmo. Para angariar fundos pretende-se promover shows e eventos beneficentes com o apoio de entidades públicas e privadas. Este apoio virá principalmente pela divulgação do projeto e dos eventos promovidos por ele.
Se a meta for atingida, pretende-se expandi-lo para o resto do Brasil e do mundo, principalmente nos países da África onde muitas pessoas foram vítimas de bala perdida, fogo amigo ou de explosões de minas terrestres em guerras civis como em Angola. Outro objetivo do projeto é inserir a Tricicleta Cabulosa nas paraolimpíadas de 2008 em Pequim.

Ceilândia, Distrito Federal, Brasil, 16 de setembro de 2004.

Professor Emerson Teixeira de Andrade.

Clique aqui para ver os triciclos